.01
Médico Veterinário
em casa
A realização de um domicílio em medicina veterinária, pode, e deve ser considerado, na hora de decidir de que forma queremos que este tipo de serviço seja realizado. As vantagens e desvantagens são muito variáveis de caso para caso, por isso, terá que ser feita previamente uma avaliação sobre se esta será a melhor solução para o animal, detentor e médico veterinário. A falta de tempo, dificuldades no transporte, dificuldades na locomoção, animais que ficam muito ansiosos ao sair de casa, evitar o contacto com animais doentes na clínica ou a observação do animal no seu ambiente (pois podem existir pontos importantes a registar), são algumas das vantagens para que o Médico Veterinário se desloque a sua casa.
A possibilidade da medicina preventiva (evitar o aparecimento da doença) ser realizada em casa dos detentores dos animais de companhia é uma realidade com muitos anos de existência e de extrema utilidade e comodidade.
Na medicina veterinária a prevenção é fundamental, permitindo-nos obter uma sociedade mais saudável e com uma maior qualidade de vida, mas também com menores custos económicos. A medicina preventiva engloba várias vertentes. A fundamental vacinação (felizmente cada vez mais comum) e a desparasitação interna e externa, são os cuidados mínimos que um detentor deve ter. No entanto, para além destes, existe um conjunto de áreas em que nos devemos empenhar.
A qualidade da alimentação, os cuidados de higiene, a educação comportamental, a redução dos fatores de risco, o diagnóstico e tratamento precoce das doenças através de consultas e exames de rotina, possibilitam uma vida mais saudável, assim como evitam uma morte precoce.