Consultas
Quer exista, ou não, uma situação crónica, em que a visita do médico veterinário é indispensável para um controlo mais rigoroso da evolução de uma doença, as consultas de rotina, mesmo nos animais considerados saudáveis, podem ser de grande importância para o diagnóstico precoce de alguns problemas, que quanto mais cedo forem diagnosticados, maior a probabilidade de cura ou de garantir uma maior longevidade do seu animal de companhia. Este tipo de consulta é muito importante, por exemplo, nos animais que entram na terceira idade.
Pediatria
Os animais mais jovens, pela sua fragilidade física, comportamental e imunológica, necessitam de um acompanhamento mais cuidado, quer por parte dos detentores, quer por parte do médico veterinário. A profilaxia terá um papel importante no desenrolar do crescimento do animal de uma forma saudável, assim como todos os conselhos e ensinamentos nos primeiros meses de vida que um profissional como o médico veterinário lhe poderá dar.
Geriatria
Esta será a fase da vida dos nossos animais em que o envelhecimento e o desgaste proporcionado pela passagem dos anos vão predispor ao aparecimento, quase inevitável, de problemas de saúde. As consultas de rotina, vão proporcionar a obtenção de conselhos, ensinamentos, deteção de patologias de forma precoce, medicação de suporte e orientações dadas pelo médico veterinário que virão a ser uma mais valia para uma terceira idade com maior qualidade de vida. Esta é a fase da vida dos nossos animais, em que os cuidados de saúde mais importância ganham, porque as necessidades específicas e personalizadas do seu animal, serão decisivas nos seus últimos anos.